Futebol feminino

15 outubro 2021, 00h01

Duelo no Parc Olympique Lyonnais

RESUMO DO JOGO

A equipa feminina de futebol do Benfica deslocou-se nesta quinta-feira, 14 de outubro, ao Parc Olympique Lyonnais para defrontar o Lyon, em desafio da 2.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões. Derrota para as águias: 5-0.

Após o empate frente ao Bayern na ronda inaugural da competição, no Benfica Campus, seguiu-se viagem até França para defrontar o Lyon, campeão europeu em 2019/20 e atual número um do ranking da UEFA.

Futebol Feminino

Início de jogo com a equipa gaulesa a tomar, de pronto, conta dos acontecimentos, aliás, como era expectável. Com forte iniciativa, a pressionar logo na zona de saída das águias, o perigo começou a rondar a baliza de Letícia bem cedo.

Aos 6', primeiro Cascarino depois Bacha, colocaram a guarda-redes encarnada em sentido. Dois minutos volvidos foi o ferro a devolver a bola rematada por Malard.

As encarnadas, solidárias, defendiam com tudo, a espreitar o contragolpe…

Ora, aos 12', grande oportunidade para o Benfica, precisamente numa saída rapidíssima. Jogada pela esquerda, Catarina Amado, entrelinhas, ofereceu a Cloé, com a avançada a surgir na cara de Endler. No frente a frente ganhou a guardiã chilena.

Na resposta (16'), mais uma vez Malard a disparar e a ver o esférico rasar o poste direito…

Em cima da meia hora, golo das anfitriãs. Canto cobrado na esquerda por Macario, com Kadeisha Buchanan a cabecear para o 1-0 (29'). Bola ao meio e novo golo do Lyon. Bola perdida em zona proibida, e Malard assistiu a holandesa Daniëlle Van De Donk, que só teve de encostar para o 2-0 (31').

Em desvantagem, as águias mantiveram a cabeça erguida, e a acreditarem. Aos 36', grande jogada do coletivo, Cloé, na esquerda, a variar o flanco, com Catarina Amado a surgir de trás e a rematar para defesa segura de Endler. Até ao intervalo, e apesar de mais um par de oportunidades flagrantes, o resultado não se alterou: 2-0.

Futebol Feminino

Reatar e a toada do desafio a manter-se. As da casa com a iniciativa do jogo, a controlarem, com as campeãs nacionais lusas, com as linhas baixas, a tentarem suster as investidas adversárias, na expectativa do contra-ataque.

Aos 53', golaço! Cruzamento de Macario, com Malard, num pontapé de bicicleta no coração da área, a não dar hipóteses a Letícia e a colocar o marcador em 3-0.

Aos 56', grande penalidade a castigar mão de Carole Costa na bola. Na marca dos 11 metros, Catarina Macario disparou para o 4-0.

O 5-0 chegou aos 63' em mais um lance de bola parada. Canto cobrado por Bacha e, nas alturas, Buchanan cabeceou como mandam as regras para o bis no encontro.

Até ao final, o Lyon mandou na partida, perante um Benfica corajoso, mas sem conseguir contrariar a experiência e o poderio adversário. Derrota por 5-0 para as encarnadas.

Duas jornadas na prova, um empate e uma derrota, um ponto somado, 3.º lugar na classificação.

O Benfica torna a entrar em campo no próximo dia 10 de novembro, com uma receção à equipa sueca do BK Häcken. Esta partida, relativa à 3.ª jornada da competição, tem o pontapé inicial marcado para as 20h00 no Benfica Campus. Antes, há Liga BPI.

foto

DECLARAÇÕES

André Vale (elemento da equipa técnica do Benfica): "Foi um jogo extremamente complicado, como estávamos à espera, frente à equipa atualmente no 1.º lugar do ranking europeu, com grandes valores individuais e com uma grande experiência coletiva. Apesar disso, viemos ser o Benfica, entrámos com tudo, e tínhamos uma estratégia muito bem definida para todos os momentos do jogo. Conseguimos aguentar bastante tempo, e durante esse tempo ainda criámos duas ou três situações claras de golo. Foi um jogo complicado, mas honrámos a camisola e mantivemo-nos unidos e a mostrar um grande espírito de sacrifício. Foi um grande ganho de experiência, chegámos aqui com um projeto que tem apenas quatro anos."

Cloé Lacasse (avançada do Benfica): "Foi um desafio muito difícil. Trazíamos um plano de jogo e mantivemo-lo, estivemos sempre unidas. Jogámos em Lyon, frente a uma das melhores equipas do mundo, senão mesmo a melhor, mas mostrámos o clube que representamos e queremos continuar a mostrar o nosso futebol. No próximo desafio frente ao Lyon, no Seixal, acredito que, com o apoio dos Benfiquistas, vai ser uma história completamente diferente. Vamos continuar a lutar porque queremos ficar nos dois primeiros classificados do grupo."

Futebol Feminino

Benfica-Lyon
5-0
Parc Olympique Lyonnais
Onze do Benfica

 Letícia, Catarina Amado, Ana Seiça, Carole Costa, Lúcia Alves (Matilde Fidalgo, 90'+3'), Pauleta (Maria Negrão, 90'+2'), Andreia Faria (Marta Cintra, 59'), Beatriz Cameirão (Christy Ucheibe, 58'), Ana Vitória (Valéria Cantuário, 58'), Francisca Nazareth e Cloé Lacasse

Suplentes
Carolina Vilão, Sílvia Rebelo, Matilde Fidalgo (90'+3'), Valéria Cantuário (58'), Marta Cintra (59'), Maria Negrão (90'+2'), Christy Ucheibe (58'), Daniela Santos e Lara Pintassilgo
Ao intervalo 2-0

Texto: Redação
Fotos: Damien Gomez / Olympique Lyon e UEFA
Última atualização: 15 de outubro de 2021

Patrocinadores Futebol Feminino


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar