Futebol feminino

13 outubro 2021, 13h20

Treino da equipa feminina de futebol do Benfica

A equipa feminina de futebol do Benfica desloca-se nesta quinta-feira, 14 de outubro, ao Parc Olympique Lyonnais para defrontar o Lyon, campeão europeu em 2019/20 e atual número um do ranking da UEFA. André Vale e Lúcia Alves fizeram a antevisão à partida da 2.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões.

Em declarações na antecâmara do embate, feitas antes de se iniciar o treino no campo sintético do Estádio da Luz, André Vale, elemento da equipa técnica, apontou as principais adversidades que o Lyon poderá apresentar no jogo de quinta-feira, comentou o empate frente ao Bayern na estreia do Benfica na fase de grupos e lançou os principais ingredientes para o bom desempenho das encarnadas no desafio. "Trabalho", uma "forte estratégia" e "muito detalhe" foram os principais indicadores que o técnico apontou para um "planeamento infalível".

"O Lyon é o atual número um do ranking mundial, uma equipa com grande histórico no futebol feminino, já foi campeã europeia várias vezes e, portanto, só posso dizer que foi uma semana feliz. Toda a gente quer jogar contra o primeiro do ranking, toda a gente sabe a dificuldade que este jogo vai ser, mas toda a gente entende o desafio que aí vem. Nós gostamos de grandes desafios, já o demonstrámos contra o Bayern e este jogo contra o Lyon não é exceção. Quando temos este símbolo ao peito temos de entrar para dar tudo. Ninguém nos exige a vitória neste jogo, mas nós queremos procurá-la", começou por referir André Vale.

André Vale

"Vamos defrontar uma equipa muito forte coletiva e individualmente, com jogadoras muito experientes, por isso, não podemos assinalar claras falhas ou claros pontos a explorar. São muito fortes nas transições, muito fortes individualmente, coletivamente, são jogadoras que entendem muito bem o jogo e, portanto, achamos que depois do que viram de nós contra o Bayern vão entrar com um respeito diferente, porque compreendem que viemos à Liga dos Campeões ganhar experiência e crescer", assegurou o elemento da equipa técnica.

O conjunto francês é o primeiro do ranking no futebol feminino, mas André Vale garante motivação, ambição e evolução por parte das encarnadas, que, no entanto, avançam para este duelo sem a internacional brasileira Nycole, que se lesionou com gravidade no último jogo da Liga BPI.

"A partir do jogo com o Bayern as nossas ambições na prova não mudaram, mas conseguimos perceber que estamos a tentar chegar a outros patamares de performance e é neste tipo de jogos que conseguimos evoluir para esses patamares. Em termos de planeamento foi uma semana muito boa, tirando a lesão da Nycole, que nos deixou mais tristes, mas trabalhámos com muita felicidade, empenho, dedicação e estratégia, e é isso que vamos fazer a França", vaticinou.

"A nossa motivação tem de ser intrínseca independentemente dos resultados que fizermos. Se o resultado com o Bayern tivesse sido uma vitória não nos íamos achar os maiores, se tivéssemos perdido não íamos perder a motivação. A motivação foi chegarmos à fase de grupos, foi honrar o emblema que representamos, e será assim em todos os jogos", enfatizou o técnico.

Treino da equipa feminina de futebol do Benfica

Mantendo a estratégia utilizada na preparação para o jogo frente ao Bayern, André Vale deixou um elogio às jogadoras pelo bom desempenho e apontou que a equipa técnica adaptou as Inspiradoras aos diversos cenários que poderão surgir no desafio.

"A partida requer trabalho, uma forte estratégia e muito detalhe, um planeamento infalível. As jogadoras, tal como referi, foram inexcedíveis em seguir a estratégia e o plano de jogo frente ao Bayern. Felizmente correu bem, e é o que idealizámos para o Lyon: ter vários planos de jogo conforme as situações que possam acontecer e contar com as jogadoras para os seguirem à risca", frisou.

O técnico deixou ainda um comentário à lesão de Nycole: "Foi a primeira a reagir de uma forma fantástica ao que lhe sucedeu. Quando a jogadora lesionada tem este tipo de postura as outras ganham o triplo da força e estão prontas para tudo. Temos visto várias lesões de ligamentos cruzados nos sintéticos e isso pode ser uma chamada de atenção para eventualmente começarmos a notar que esse tipo de pisos pode trazer problemas às jogadoras."

Lúcia Alves

"Vamos dar tudo pelo Benfica"

Recém-convocada para a Seleção Nacional feminina de futebol, Lúcia Alves projetou o jogo da 2.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, com o Lyon. Um duelo que considera "complicado" em face do favoritismo do Lyon, mas, indo ao encontro das palavras do técnico, garante ambição e motivação por parte das Inspiradoras.

"Sabemos que vai ser um jogo complicado, vamos enfrentar o favorito Lyon, é a primeira equipa no ranking, sabemos quantas vezes foi campeão europeu, mas estamos ambiciosas para enfrentar este grande desafio. Enfrentar equipas como o Lyon é sempre uma grande motivação, não só para mim, mas para a equipa. Todos os setores delas são complicados, mas nós vamos dar o nosso máximo", avaliou.

"Todos os jogos são diferentes e queremos entrar no jogo com o Lyon da mesma forma, ou melhor do que entrámos ante o Bayern. Queremos honrar a camisola e este símbolo, e certamente vamos dar tudo pelo Benfica dentro do campo", reforçou.

Numa participação inédita na fase de grupos da Liga dos Campeões, a defesa encarnada traduziu o comprometimento de representar o Benfica na Europa.

"É uma responsabilidade carregar esta camisola e este símbolo. O Benfica deve ser respeitado não só em Portugal como na Europa. Damos sempre o máximo para demonstrarmos o quão grande é este Clube", rematou Lúcia Alves.

Treino da equipa feminina de futebol do Benfica

CONVOCADAS

Letícia Silva, Carolina Vilão, Ana Seiça, Ana Vitória, Andreia Faria, Beatriz Cameirão, Carole Costa, Catarina Amado, Christy Ucheibe, Cloé Lacasse, Daniela Santos, Francisca Nazareth, Lara Pintassilgo, Lúcia Alves, Maria Negrão, Marta Cintra, Matilde Fidalgo, Pauleta, Sílvia Rebelo e Valéria Cantuário.

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 13 de outubro de 2021

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas

Clube

Football For All Leadership Programme

A Fundação Benfica tem vindo a colaborar na realização do curso Football For All Leadership Programme que visa a melhoria das competências e condições de empregabilidade de pessoas com deficiência em especial no setor do Desporto. Na última quinta-feira, a Sala dos Campeões, no Estádio da Luz, foi o palco de mais um momento importante na formação e caminhada dos participantes.

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar