Futsal

16 janeiro 2021, 19h35

Jacaré e Arthur

RESUMO DO JOGO

Esta etapa já está! O SL Benfica venceu o Futsal Minerva (1-5), numa eliminatória a uma mão, em Berna, carimbando assim a presença nos oitavos de final da UEFA Futsal Champions League. Justo, mas curto para o produzido!

Semana complicada para o Benfica, com o surgir de dois casos de COVID-19 no grupo, algo que dificultou a preparação deste encontro. Apesar das dificuldades, foi uma equipa coesa, firme, ciente das suas responsabilidades e com a meta bem traçada que aterrou em Berna, capital da Suíça.

Frente a um conjunto que há dois meses não jogava oficialmente, dificuldades também no estudo do adversário, mas este Benfica sabe muito bem o que quer e foi com esse intuito que entrou no Pavilhão Weissenstein.

Futsal

Início de jogo alucinante em Berna, com oportunidades de golo em ambas as balizas, com os guarda-redes a serem chamados ao serviço e a corresponderem. Muito bem o jovem Marco Tavares, uma das novidades do Benfica para esta partida, face à ausência dos três guarda-redes do plantel principal.

Conscientes da missão, entrada a todo o gás das águias, pressão a toda a quadra, com China a dizer "não" a Robinho em duas ocasiões distintas. Com apenas cinco minutos disputados eram já incontáveis os ataques, bem como as intervenções do guardião luso da formação helvética.

Adivinhava-se o golo… e não tardou! Arthur (5'), com um remate espontâneo a largos metros das redes adversárias, inaugurou o marcador: 0-1, que já se justificava!

Em vantagem, o Benfica carregava, carregava, com o Minerva a sentir claras dificuldades. Intensidade, pressão altíssima, muita identidade da equipa de Joel Rocha, perante um adversário a responder, sempre que se soltava, em 5x4. Jogo muito interessante de seguir!

A avalancha encarnada mantinha-se em crescendo e Arthur teve oportunidade de bisar, mas o ferro devolveu o esférico. Jogo intenso, duro q.b., com muitas faltas… Não obstante, os níveis de agressividade mantiveram-se, com as duas formações a darem tudo em quadra.

O 0-1 teimava em manter-se, numa partida que merecia e justificava mais golos. O técnico Pedro Santos não abdicou do 5x4 no Futsal Minerva, na tentativa de surpreender, mas o Benfica foi sempre superior.

Aos 19', finalmente o 0-2, com Arthur a bisar ao segundo poste, após jogada de entrosamento do coletivo. Ao intervalo 0-2 para o Benfica, resultado curto para o produzido, mas a premiar também a postura do Minerva, que jogou sempre olhos nos olhos... tudo em aberto!

Futsal

Reinício de partida com a toada a manter-se! Muito Benfica em quadra, um Benfica inteligente, consistente e a não deixar jogar o adversário. Do outro lado, um Minerva a acreditar, a apostar no 5x4… e foi assim que sofreu o 0-3. Tiago Brito, oportuno numa recarga, a encostar para o fundo das redes.

E o resultado avolumou-se aos 27'! Sem ninguém na baliza, remate longo, poderoso e certeiro de Chishkala para o 0-4

Concentrados, focados e com muita ambição, os jogadores do Benfica continuaram a dominar e a construir. As oportunidades sucediam-se, mas o guarda-redes China foi o homem do jogo, e ia negando as intenções encarnadas.

Sem nunca deitar a toalha ao chão, o Minerva chegou ao golo de honra aos 38', com o capitão Ivo a não desperdiçar e a fazer o 1-4.

A fechar, a poucos segundos do apito final, lançamento lateral, e Jacaré, solto, ao segundo poste, sentenciou o resultado em 1-5.

Com este triunfo, numa eliminatória disputada a uma mão face ao novo modelo competitivo da competição, o SL Benfica carimba presença nos oitavos de final da UEFA Futsal Champions League. As águias aguardam o sorteio para conhecer o adversário.

Regresso a Portugal, regresso às competições internas... Na próxima jornada (18.ª), agendada para terça-feira, dia 19 de janeiro, os comandados de Joel Rocha voltam a deslocar-se ao norte do País, para defrontar o Futsal Azeméis.

Joel Rocha

DECLARAÇÕES

Joel Rocha (treinador do Benfica): "Tal como tinha dito na antevisão, íamos ser colocados à prova, no ponto de vista mental e emocional. Previ isso porque, de acordo com as características da nossa equipa e as características do adversário, uma das estratégias que o nosso adversário poderia apresentar para nos surpreender, criar dificuldades e alguma instabilidade seria, independentemente de estar a ganhar ou a perder, colocar o guarda-redes para terem posse de bola e nos retirarem posse de bola. O Benfica foi uma equipa preparada, sempre organizada e, acima de tudo, muito consciente. O jogo teve características dos jogos a eliminar, de jogos da UEFA Champions League, onde não há margem para errar nem segundas oportunidades. O Benfica foi um justo vencedor, independentemente do número de golos marcados e do golo sofrido. Foi uma equipa sempre superior, consciente, organizada e que demonstrou estar preparada para todas as situações que o Minerva apresentou. Sou um homem satisfeito com os homens que tenho à disposição. Tivemos uma semana inédita e grande parte do jogo ficou decidido naquilo que é a nossa disponibilidade, compromisso e superação. Estamos felizes pela passagem à próxima eliminatória, era esse o objetivo. Quero deixar uma palavra de apreço e um abraço de conforto ao Diego Roncaglio e ao Martim e também ao André Sousa, que foi operado ontem com uma elevadíssima percentagem de sucesso. Um abraço aos três guarda-redes que fazem parte do plantel e que não estiveram presentes. Também um abraço especial ao João e ao Marco, que estiveram connosco e que nos ajudaram e foram claramente envolvidos no nosso estado de espírito."

Futsal

Futsal Minerva-Benfica, 1-5

FICHA  
Local Pavilhão Weissenstein, Berna
Cinco inicial do Benfica Marco Tavares, Afonso Jesus, Robinho, Chishkala e Tayebi
Suplentes João Sousa, Silvestre, Fábio Cecílio, Tiago Brito, Arthur, Rafael Henmi, Nilson, Jacaré e Fits
Ao intervalo 0-2
Golos do Benfica Arthur (5' e 19'), Tiago Brito (24'), Chishkala (27') e Jacaré (39')

Texto: Sónia Antunes
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 16 de janeiro de 2021

Patrocinadores Futsal


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar